GORDOFOBIA NO TRABALHO

A gordofobia no trabalho é uma realidade entre milhares de brasileiros. Segundo a Skol Diálogos, pesquisa encomendada pela Ambev-Skol ao Ibope, esse tipo de preconceito está presente no dia a dia de 92% dos brasileiros.

Outro estudo feito pela Universidade Cornell mostrou que as consequências desse tipo de preconceito afetam especialmente as mulheres.

O estudo mostrou as mulheres gordas tem 50% menos chances de frequentar o ensino superior, além disso, elas recebem cerca de 9% a menos que mulheres consideradas “dentro do peso ideal”.

A realidade de quem sofre gordofobia no trabalho

A realidade de quem sofre gordofobia no trabalho é alarmante. O que para muitos é apenas uma “brincadeira” para as vítimas é algo que afeta diretamente vários aspectos da vida.

Muitas pessoas gordas que sofrem preconceito por conta do peso, tendem a apresentar uma queda na produtividade e motivação. Além disso, as taxas de depressão são altas.

A verdade é que um comentário pode prejudicar e muito a autoestima de uma mulher gorda. E isso gera efeitos profundos não apenas no desempenho profissional, mas no aspecto pessoal.

O grande problema da gordofobia no trabalho é que para muitos ela não é considerada um tipo de preconceito.

Mas acontece que o termo “gordo”, ainda é usado de forma pejorativa por muitos, como representando algo negativo. Isso sem falar quando o peso é considerado um fator de melhora ou piora no desempenho no trabalho, e não a capacidade em si da trabalhadora.

Dicas de como não deixar a gordofobia no trabalho prejudicar a autoestima e a carreira

A gordofobia no trabalho é algo que precisa ser combatido! E existem algumas formas de você evitar que isso prejudique a sua carreira e autoestima, e, ainda por cima, conscientizar as pessoas sobre esse tipo de preconceito.

  • Comunique episódios de gordofobia no trabalho ao seu supervisor

Não tenha vergonha de comunicar o supervisor sobre o episódio. É obrigação dele verificar o ocorrido e orientar os outros funcionários sobre a conduta incorreta.

Muitas vezes, a supervisão não faz ideia do que está acontecendo entre os funcionários. Por conta disso é importante repassar as informações sobre o ocorrido.

  • Busque os seus direitos

A gordofobia no trabalho pode se enquadrar em casos de assédio moral. Dependendo da gravidade da ofensa, é possível entrar até mesmo com uma ação de danos morais.

Caso algum episódio do gênero aconteça, procure os seus direitos. Um advogado especializado poderá dar todas as orientações sobre como agir nesse tipo de situação.

  • Invista em looks que te façam se sentir bem

Quando você se sente bem consigo mesma, dificilmente os comentários maldosos irão te abalar. Atualmente, é possível encontrar peças com modelagens plus size que visam ressaltar as curvas e beleza natural das mulheres.

Dependendo da combinação, é possível criar looks lindos tanto para o dia, quanto para eventos noturnos. É possível encontrar também peças para o trabalho ou para aquele evento em família.

  • Fale com os colegas sobre o ocorrido

Se você foi vítima de gordofobia no trabalho, também é importante falar com os colegas. Em alguns casos, muitos não sabem que estão sendo preconceituosos, e é necessário esse tipo de explicação.

Caso eles ainda continuem com esse tipo de atitude, o ideal é procurar seus direitos e até mesmo avisá-los sobre isso. Esse tipo de preconceito pode facilmente gerar ações judiciais contra quem cometeu o ato, como para a empresa.

Com essas dicas simples, será mais fácil combater a gordofobia no trabalho, e assim manter a autoestima lá no alto. Lembre-se, o seu peso não deve ser uma barreira para a sua carreira.

Comentário Facebook